terça-feira, junho 04, 2013

Chuteiras milionárias e pés descalços

Chuteiras milionárias e pés descalços
por Rafael Belo

Gosto de futebol como a maioria do mundo. Gosto. Não sou fanático. Divirto-me. Torço. Pronto. Ponto. Acho “louvável” o investimento em escolas de futebol responsáveis por futuros "craques" padrões. Estas ajudam a desenvolver outras habilidades em nossa juventude para futuramente importarmos para outros clubes e exportamos para outros países. O velho novo sonho americano...

A maior movimentação monetária de exportação brasileira. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Brasil "fatura" mais de R$ 16 bilhões por ano com o futebol. A exportação dos futebolistas no século XXI já  passou dos 440 milhões de dólares, tendo 30 milhões de praticantes, 800 clubes profissionais, 13 mil times e 11 mil jogadores federados. É a indústria do futebol e os craques vivendo da bola.

Que país é esse?! Começo a lembrar desta música principalmente, depois dos últimos filmes sobre Renato Russo e sua Legião Urbana, dos últimos versosquando vendermos todas as almas dos nossos índios em um leilão... Enquanto isso, os conflitos de demarcações de terra seguem e Mato Grosso do Sul está há uma semana nos noticiários sem ser confundido... Sem ninguém precisar jogar mapas e gritar Do SUL... Os leilões seguem e quem pagar mais tem mais razões e os direitos vendidos ou comprados. Quem dá mais?


É o negócio da vida é a vida dos negócios. E o amor por time de jogador acaba de (re)nascer desde criancinha junto com toda a família... Bom seria se cada chuteira milionária vestisse tantos pés descalços, investisse na própria educação - a validade da idade aumentou, mas ainda termina aos 40 - e depois na educação casada com as incontáveis escolinhas de futebol. Então a pátria poderá continuar de chuteiras, mas terá um lugar para viver e um diploma para começar a prosperar.

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Admirável, Rafael Bello.

Estamos em um País, cujo DNA, é a vaidade embriagando a desinformação. A verdade, é que ao alimentar sonhos, os pais desses garotos, esquecem de convidá-los, à estudar, uma ferramenta que vai lhes servir para a Vida inteira. Essa Industria de Sonhos e Quimeras, alimentada por pais, amigos e parentes.Faz com que a garotada esqueça de Estudar. Sem contar, que existem aqueles, que apostam na Eterna burrice. interessantíssima a sua crônica, é muito bom te ler.
abraços.