segunda-feira, junho 22, 2015

Quase fui



por Rafael Belo

No fim de uma fila imensa uma humilde senhorinha esperava. Isolada, com o também idoso marido, ninguém perguntava nada nem parecia se importar. Depois de dezenas de anos trabalhando a deixavam na mentira e ignorância. Primeiro entrou na fila para exigir o direito da poltrona reservada para idosos em viagens intermunicipais, então inventaram uma história de ter que solicitar com meses de antecedência e depois negaram que havia alguma. Foi quando voltou a entrar na fila...

O Estatuto do Idoso deixa claro que toda pessoa com idade mínima de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimo pode exigir este direito também garantido pela lei 10.741/2013. Caso o ônibus esteja lotado é possível comprar passagem com 50% do valor. Ainda reforçam a garantia o Decreto nº 5.934/2006 e a Resolução ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).

Nós vivemos nestas filas desorganizadas e desumanas tendo de exigir nossos direitos (se soubermos). Um tremendo desrespeito que parece piorar se chegamos aos 60. Certas pessoas parecem viver da necessidade de desinformar, ou simplesmente ser mal-intencionado. Refletem o caráter ou a ignorância com extrema eficácia e, muitos, dos apressados nas filas nem querem saber do direito do outro e acabam por ajudar a negá-lo.

Hoje mesmo, em plena Praça da República, pude reparar nas divergência das pessoas no movimentando inverno paulistano. Enquanto esperava e intercalava uma página lida com uma olhadela ao meu redor, diversas pessoas vieram pedir informação sobre locais e vi nos olhos e expressões corporais de outros a vontade de desinformar e se aproveitar da situação, principalmente, quando uma adolescente veio me perguntar a localização de uma agência bancária...


Fui cumprimentado por um grupo de roqueiros em busca da Galeria do Rock trajando fielmente os panos do heavy metal do Iron Maiden. Idosos, idosas e mulheres também me pediram localizações. Quando sabia indicava com todas as referências, quando não... Você se pergunta o motivo de eu tocar neste assunto? Bem, a poucos passos de onde eu estava (em frente ao metrô) existe um Centro de Informação ao Turista... Quase fui até lá perguntar o porquê, mas bem na hora minhas companhias chegaram.

Nenhum comentário: