domingo, julho 31, 2016

Trazer de volta (resenha)


Se detalhes podem fazer toda a diferença, imagina a essência toda morrendo. Quando a fé é testada no representante dela precisando superar um acidente horrível, a vida inteira muda atingindo a comunidade de uma maneira possível apenas na narrativa de Stephen King. Mais uma vez este mestre consegue me levar do início ao fim do livro me enchendo de expectativas e mostrando novamente o motivo de King ser o rei de qualquer gênero que decida se dedicar.

Revival já traz na capa o mistério, a força da natureza e um quê de Frankenstein capaz de mudar nossas perspectivas sobre as formas de viver. A história kingana nos carrega a um mergulho profundo na vida de dois personagens cheios de reviravoltas, repletos de possibilidades e marcados de formas diferentes até o fim da vida. Passear por tantos detalhes de universos diversos é o melhor de King ainda se divertindo com cada palavra que escreve e assim continua a nos surpreender.

A ciência substituindo a fé, amenizando os males, tentando reverter a dor e reviver a felicidade deturpando totalmente uma em nome da outra, em nome de um tipo de loucura em constante teste vemos uma moeda jogada para cima tantas vezes a ponto de virar um dado de doze lados em cada momento. Este dodecaedro vai se dobrando em si mesmo constantemente até perdermos o fôlego. Mergulhados, vamos mudando de lado sem perceber o quando afogados já estamos na história.

Crer em tantas coisas sem se dar conta da origem e a forma terem sido a mesma, pode dar um tipo de poder onde a manipulação da fé leva as pessoas ao irracional, ao impensável e até a perder a fé. Os mistérios da vida são tratados com tanta simplicidade neste livro que já é um clássico para mim. Há um segredo que nos prende até o fim. Uma fatalidade, uma levada para o lado pessoal, adaptação, genialidade, loucura, cobaias da vida, todos os meios para um fim. Mesmo sem qualquer conforto existe alguma coisa e a morte ronda o tempo todo porque algumas portas devem permanecer fechadas... Há algo sempre a espreita arrepiando nossa pele a permitindo enxergar as consequências da ação porque toda ação tem conseqüências e reação é a lei mais dura do mundo.
*
Este é daqueles livros que você quer saber o fim, mas não quer que acabe! Está esperando o quê para começar a ler agora mesmo? VÁ!

Stephen King, Revival, 2014, Suma de Letras. Ficção americana. Tradução: Michel Teixeira em 376 pag.

Nenhum comentário: