segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Autointervenção



por Rafael Belo
Há sempre uma chuva à espreita ou seria o sol espreitando? O tempo vai passando e a gente patinando, esperando, esperando… Esperando uma nova desculpa para esperar. É possível surgir uma intervenção tardia, momentânea e totalmente paliativa, mas e depois? Quanto tempo demorou para a situação insustentável acontecer? Quantos soldados são necessários para sitiar uma cidade? E quase a totalidade das cidades com o mesmíssimo problema? Solucionar de uma hora para outra é só mais uma máscara.

Vamos vestindo várias máscaras ao mesmo tempo e nos deixando levar pelo pior de nós. Somos nossos próprios carrascos. Sabemos torturar como ninguém. Saímos nos punindo e tomando venenos em doses pequenas para nos enganar ao morrermos lentamente. Traficantes silêncios, escondemos informações, atiramos nas partes anatômicas do corpo onde até afetados, mas só para difundir o medo e permitir o controle. Bom, até o descontrole é vigiado, cercado com os limites certos…

Porém, certo e errado ficam vagando em um prisma pessoal tão carregado de dúvidas e paradigmas que a âncora é se agarrar as abaladas certezas inabaláveis. Qualquer coisa é válida para não perder o que se tem. E o que temos, afinal? Nossa saúde mental vai bem? Estamos bem ou vivemos dependentes de tantos gatilhos sociais que acabamos apontando para nossa cabeça, abrindo a boca e espalhando o que resta do nosso cérebro em algum fundo branco decorativo?

Há várias formas de suicídio e somos algoritmos de alcance variado, mudando  nosso impacto diariamente e o que funciona já deixa de funcionar. Precisamos conversar na mesma medida da necessidade de espaço particular. Pense bem nas consequências de esperar porque pouca coisa realmente se espera. Assim, é possível nos despertarem para o que nos tornamos. Mas, a intervenção é um caso extremo, praticamente figurativo simplesmente explicado pela frase: “deixamos acontecer”. É este o motivo de não haver casos isolados, é apenas uma questão de divulgação, mas se aconteceu a intervenção é solução imediata. Soluções definitivas ou de longo prazo não surgem de repente. Comece a ser valente, consigo mesmo e depois me conta.

Nenhum comentário: