sábado, novembro 22, 2008

Fomente sua idéia

Contrariada. Assim começou minha manhã, que não sei por que me acordou mais cedo. Comi, comi, comi - claro que antes fui ao banheiro jogar água no rosto e... Depois fui descontraindo. Há tempos não surgia eu e a rua, por trabalho, para ver jornalismo em tudo. No desenvolver da conversa jorraram idéias na conversa a três. Faltou língua, fôlego e papel para acompanhar tantas idéias e associações se atropelando na mente. Sobrou para um dos jornais, que agora vejo todo canetado, marcar tudo. Foram quadrinhos inventados, personagens, nomes, portais, ideologias fundadas, ONGs reunidas, histórias construídas, a nossa Ribeirão Preto virou uma cidade do futuro com oportunidades vindas do estímulo da boa vontade. Pareceu tão simples mudar o mundo e ser exemplo. Meu estômago queimava. Seria fome? Era. Mas de quê?

O tempo escapou e em alguns minutos foram poucas duas horas! Nem deu para falar um centésimo do que cheirava queimado fora da cabeça. Os olhos neblinaram e os faróis baixos se acenderam, a educação mostrou-se controlada diante de tantas idéias anotadas como contorno daquele jornal. Pensei, então, como agora, que uma idéia pode não mudar o mundo, mas, acreditar nela... O fato de poder pensá-la já mostra a grandiosidade da nossa mente. Somos incubadores vivos! Está aí mais um motivo de vergonha (ou seria timidez?). Dizer o quê pensa e as idéias, pode intimidar. Vejo medo de errar também...


Somos grandes certos? Mas, nada de arrogância. Eu prefiro assumir minha pequenez e ficar feliz com bons papos produtivos, assim como bons papos improdutivos... É uma satisfação poder compartilhar o que não cabe em um sorriso imenso. Me sinto alimentado quando converso com as pessoas. É uma troca, às vezes invisível, percebida apenas em outro momento mais adiante. O que me contorce o rosto é perceber que algumas pessoas se ausentam de pensar... Estarei certo?... Lembro aqui de Nelson Rodrigues com o “óbvio ululante”, quando penso (está difícil parar) nas soluções encontradas na cara, porém, poucos - ou ninguém - vê.


Eu não me canso de pensar, mas, pensar me cansa quando ficam os pensamentos em stand by e à noite, ao invés de dormir, preferem conversar. Meu rosto, então, mostra minha face cadavérica pedindo descanso em dois olhos fundos nocauteados. Uma hora o corpo começa a pescar... E já às duas, funciona a iniciativa de ir para a cama, enfim. Como se fosse fácil! A iniciativa vem dos sonhos. Depois de um pouco, novamente, de horas ocorridas em minutos é preciso escrever. Quem manda conversar tão estimulantemente em algum momento por ai?

Fomente sua idéia! É... Bem... Quer dizer... Nada disse no final. Não tenha medo de a roubarem, se for sua (risos) ninguém vai personalizá-la como você e se ocorrer o plágio ou/e a cópia deslavada melhore-a. Somos capazes sim! Já tive medo (em algum século passado) de se apropriarem do que “era” meu e só mostrava para algumas pessoas. Mas, pensei (olha só)que as idéias são de domínio público, não devem ser privatizadas e sim divulgadas, compartilhadas... O quê pensa? Pense! Mesmo se tua manhã amanhecer contrariada...

Nenhum comentário: