segunda-feira, julho 20, 2009

Espelhos

(Tirei esta no FMS em Porto Alegre, passeata)Por Rafael Belo

Vi meu reflexo me imitando e decidi: “Não gosto de espelhos”. Eles refletem nossa luz e pretensa visão da nossa imagem. Julgam-nos por nós mesmos e nos fazem um paradoxo – desde o afogamento de Narciso. “Tudo bem” a transparência dos vidros se concentrando na sombra da nossa imagem, mas um espelho não. Fica a mostrar uma referência e nosso psicológico -pouco ou muito- intimidado pelos padrões de beleza. É uma piada do tempo. “Hoje estou bem”, “Humm, hoje não”... Vamos quebrar os espelhos e esperar apela sinceridade alheia. “Estou bem assim?”-algum tempo depois- “Ah, sim! Claro. Ficou.” Melhor não esperar nada. Creio termos perdido minutos da vida diante do acreditar sermos nós mesmos. Lembro do “O olho do Mal”, com a Jéssica Alba. Ela cobre todos os espelhos da casa ao voltar a enxergar e ver além – o além. Em uma parte ela: diz quem esta (se referindo a própria foto e o espelho mostra uma moça morta no começo do filme).

Os espelhos nos ajudam a sermos fúteis e a nos enganar para o bem e para o mal – como se fosse a definição (in) exata de mocinho e vilões. Ou nos eleva demais a autoestima ou a destrói – com meios termos. Espelhos levam nossa respiração e deixam parecer o muito não ser o bastante em nenhuma hipótese - nossa! Às vezes só prendem (nossa respiração). Jogam de nossa auto pseudoimagem para nós: “QUERER NÃO É SONHAR”.

Acertam ao nos mostrar tão “matérias”. Somo matéria... Atrás de tudo isso minha liberdade está lá presa, entre “meus olhos”, de reflexo. Quero partir estes espelhos, mas não tornarei estilhaços minha liberdade. Quero voltar a respirar... Quero culpar nossa geração da imagem e “ver para crer”, “tudo a ver”, “a gente se vê por aqui”. Mas, sei bem – sabemos bem – É... O problema não são os espelhos...!

11 comentários:

La Sorcière disse...

Muuuito bom! Realmente o problema não são os espelhos....
Tenho problemas com espelhos....quando estou em alguma "encruzilhada" em minha vida e preciso tomar uma decisão, os espelhos me incomodam....é como se meu reflexo dissesse : vc já sabe o que fazer, vá e faça!
Louco,né?
Feliz dia do amigo!
Bj

olharesdoavesso disse...

No fundo sempre sabemos... A imagem às vezes nos deixa inseguros. No crazy hehe Feliz dia do Amigo. Obrigado pelo carinho La. beijos

La Sorcière disse...

Vc pega o selo se quiser querido, não "precisa" fazê-lo.
Vc pode seguir as regras, postar, dizer 5 características suas e indicar outros blogs.
Ou vc pode postar a imagem na barra lateral....ou vc pode falar obrigado e tuuuuudo bem!
Bj

Sandra disse...

Oi amigo!
Bela postagem sobre os espelhos.
As vezes eles nos mostram o que não queremos ver de nós mesmos.

Mas muitas vezes precisamos deles, para mostrar nossa imagem da alma.
E nós fazer seres humanos ainda melhor..
Ainda bem que eles existem!!

Tem um lindo presente te esperando em Curiosa e um lindo Jardim de Flores de Esperando no Blog Uma Interação de Amigos.
Passe lá. Ficarei muito Feliz com a sua chegada.
Com muito carinho
Sandra

olharesdoavesso disse...

Eles mostram muito do que não "queremos ver", mas nosso querer ver é superestimado... Ou não?! vo ser poético demais prefiro ver a imagem da minha alma nas pessoas, nos olhos delas e nas água >D obrigado pelo carinho Sandra. Beijos

Deise Anne disse...

ótima reflexão!
é que narciso acha feio o que não é espelho...
muitas armadilhas nós criamos pra nós mesmos... o espelho é uma delas.
beijão, rafa!

Vivian Fontini disse...

ahhh os espelhos só refletem o que está diante deles...o que está dentro eles não são capazes de identificar! :)
adoreiii!
obrigada pelo selinho!!! :)

La Sorcière disse...

Cadê vc?

olharesdoavesso disse...

É Deise só Narciso é bonito hehe E é de reflexos mesmo que falamos (risos) obrigado. Beijão De.

olharesdoavesso disse...

Não são. Pena que nós imaginamos coisas, dentro de nós, para serem projetadas. Obrigado e obrigado u Vivi, Beijos.

olharesdoavesso disse...

Estou lendo demais hauahu me preparando para ir À Brasília, por isso programi muita coisa até dia 6. Beijos Obrigado pela pla preocupação. :D