terça-feira, julho 16, 2013

Entre lá e além

Entre lá e além

por Rafael Belo
isto de fazer de tudo coisas, coisas parecidas, coisas iguais, coisas sem nome... Dá a entender que qualquer coisa vale, que qualquer sorriso é paixão  que todo olhar é interesse, que toda trilha é pra se caminhar, que tudo é cultura, que tudo é lixo, mas bem sabemos que não. Entre aqui e ali há tanta diferença e energia consumida quanto entre lá e além. A música, por exemplo, é tanta coisa e mexe com tantos detalhes de nós que pode ser o resumo mais complicado de todas estas coisas.

A música nos percorre do tato ao olfato, do toque ao paladar, da audição a visão, da alma ao coração e nos consume. E é de liberdade individual consumir o tipo de áudio de sua preferência e da mesma forma o coletivo não é obrigado a compartilhar de um gosto particular. Ou seja, ainda bem que inventaram os fones de ouvido. Ainda mais que entre a música e o áudio de consumo há um abismo profundo onde cabe somente a nós se jogar nele ou atravessá-lo.

Nem é tanto de cultura ou conhecimento, é o tanto que o corpo mexe sozinho e o quanto o acompanham a alma e o coração. É aquela melodia que nos abate e nos ativa, é aquela letra que nos "componhe" e trilha nosso próprio som. Como um encontro das nossas músicas, como uma cura para todo o mal. Então não há lá, aqui, ali e além tudo se transforma na mesma coisa. As pontes deixam de ser necessárias e nosso arrepio canta sorrindo o canto da vida, tudo dança todos dançam quando o som é bom.


Bom não de gosto. Bom de sentimento. Quando a música emana dos instrumentos somados a melodiosa voz, o som é divino e fazemos parte da canção. Somos o sentimento, o sentimento somos nós, há o reconhecimento daquela tradução da alma, do coração, daquele momento, deste pensamento, de tudo quanto a poesia flui e se emancipa do que diz a prosa, o cotidiano batido, a trova para dizer da sua forma que a criatura pode criar e voar com o som, ser criador, ser som, individual e coletivo, e então faz de qualquer profundo abismo uma rasa poça.

Nenhum comentário: