segunda-feira, março 17, 2014

Do céu só corpos celestes e água

Do céu só corpos celestes e água
por Rafael Belo

Uma maca. Uma cama. Desconhecidos. Certas situações e lugares não parecem como deveriam parecer. Apesar do coral irradiando o som de anjos cantando no corredor, o lugar ainda é um hospital. Não há alegria... Parece um encontro de cruzes pesadas demais para se carregar ou um local vivo sugando sua energia trazendo uma avançada velhice rápido demais. Tubos, bips, agulhas, medicamentos, rostos aflitos, mãos apertadas e só consigo pensar em um jogo de setes erros... Os enfermos não precisam de mais do mesmo, precisam alegrar a alma, ter o sorriso estimulado e, pessoas ao lado, transmitindo força e animação.

O ambiente não ajuda. Sério demais, branco demais, tenso demais... Então, entra a família mais próxima, os amigos mais íntimos e, em um ciclo, mais pessoas aparecem. Neste clima, ainda não se esquece do local, mas um alívio se generaliza, uma leveza pousa e se espalha. A ação e a interação de quem importa e se importa pesam mais.  Cruzes são divididas e as sombras agregadas ao calor são iluminadas e um frescor toma conta do mesmo lugar antes até sombrio.

Mas sempre é preciso agir e se unir a quem quer evoluir, melhorar. Esperar... É bom, mas, ser passivo não. Ver pelos corredores as dores de quem está com os enfermos e o sofrimento de quem enfermo está, em outros hospitais, é um descaso tamanho de deixar a todos nós doentes também. Mas deixamos tão de lado a saúde, esta no dever de vir em primeiro lugar, mas muitas vezes a deixamos por último, como se fôssemos inatingíveis, como se só ter fé fosse o suficiente.


É como acreditar na ação divina diante da nossa passividade ou, pior, no muro do presídio feminino de Criciúma, Santa Catarina, ter caído, devido a um temporal justo na hora do banho de sol das encarceradas e três fugirem... De repente têm pessoas dizendo ter sido vontade de Deus e mais uma vez cai no esquecimento seletivo ou na lembrança escolhida: “a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”... Crentes ou não, estrelas, cometas, meteoros, meteoritos, asteroides, lixo espacial, aeronaves, pássaros, granizo e chuva. Apenas estes caem do céu para todo o restante precisamos intervir, agir e lutar. Mudar o ambiente. 

Nenhum comentário: