sexta-feira, outubro 03, 2014

Cartaz (miniconto) – Rafael Belo

Entre as Ruas Escolha, Opção e Alternativa cruzava a principal Avenida daquela cidade, Seleção, mas ninguém se importava com o significado daquelas palavras, o importante era elas levarem as pessoas para todos os pontos de onde moravam. Eram as veias essenciais a permitir fluxo e proximidade, mas o pensamento vagava mesmo pela contramão.

Xenia vivia bem ali, na contramão. Não entendia tantas pessoas seguindo o mesmo fluxo sem ao menos prestar atenção ao nome da correnteza. Não entendiam a passagem, pois estavam de passagem e a compreensão de serem passageiros não parecia estar plenamente consciente a não ser a constante negação.

Ninguém parecia levar a sério as ruas e a avenida, ou melhor os nomes delas. Xenia repetia e ia até os carros pedir atenção, às vezes, recebia por ser mulher, mas em tantas outras ninguém sequer a olhava. Jogavam-lhe de tudo inclusive moedas e tudo que ela queria era falar sobre a importância do nome de tudo e de cada um.


Então, Xenia vivia por ali onde as três ruas e a avenida se cruzavam em um grande rotatória com semáforos. Levantava seu cartaz (ela esperava que um dia alguém lesse) e este dizia: “Escolha a opção cuja a alternativa seja a seleção, antes de tudo de caráter idôneo, de moral elevada e ética condizente...” Em letras grandes, em letras pequenas estava: “Ou simplesmente escolha algo e alguém que realmente te represente, mas pode começar dando atenção a este cartaz...

Nenhum comentário: