segunda-feira, outubro 06, 2014

Sinceridade? – Rafael Belo

Pesquisas indicam que a maioria das pessoas mentem e as demais ou não responderam ou estavam mentindo... Há diversas maneiras de mentir e o grande bicho papão das mães de antigamente era dizer que não havia pequenas mentiras... Aliás, elas mentem muito para manter os filhos na linha mesmo esta sendo um dos cernes da religião e uma das referências do Pai da Mentira, portanto ser considerada pecado e antiética não mudou muito os cristãos, protestantes e cidadãos incorruptíveis.

Eu prefiro me silenciar, dizer preferir não responder a mentir, claro, já menti (várias vezes) e luto diariamente para não repetir o que vejo como uma atitude desnecessária, desrespeitosa... É dito que a sociedade precisa mentir para socializar, psicólogos afirmam ser pela harmonia, mas vejo que socialização e harmonização viram do avesso justamente quando é descoberta a(s) mentira(s).

Há um desconforto por parte da pessoa indisposta a ouvir sua sinceridade por mais que se diga disposta... Mas se você não assistiu Liar Liar (O Mentiroso) e chorou de rir diante de Jim Carrey deve assistir o Candidato Sincero com Leandro Hassum, inspirado justamente no primeiro. Vale a pena, apesar do excesso de palavrões, justo estes que proferimos a bom som ou mentalmente quando somos vítimas de mentiras.


Sempre acrescentamos mental algo dito, é fatal... Posicionar-se sempre dá medo e este revela mais mentiras: sociais, pessoais, coletivas, trabalhistas, induzidas, salvadoras... Basta ver sua timeline diária... Mas no fim todas seguem para uma reação constantemente negativa por mais que possa haver a possibilidade de hipocrisia mútua, acabamos tendo nossa parcela de hipócritas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto excelente.