quarta-feira, abril 29, 2015

Caricaturas


por Rafael Belo

Seus sombrios segmentos selam o dia. Sedutores olhos se sujeitam aos jogos dos olhares. Não vê luz e cede à sede bebe qualquer bebida social, quer lubrificar suas expectativas frustradas. Confunde liberdade e igualdade com cópia e degradação. Não lembra nada no outro dia. Nem sabem quantos destes se passaram. Tem bom cargo, mas salário ruim. As veladas formas de ser mulher, pensa Patrícia.

As cores do dia se confundem ao reflexo e à luz que caem pela manhã. Não tiveram a delicadeza de aparecer aos poucos e Patrícia não sabe se as cores que vê estão lá... Olha para tantos adolescentes de várias idades acumulando experiências e disfarçando sonhos para quando tiverem “bem-sucedidos” e assim cheguei até aqui, lembra ela.

Característico charme colegial... Uma caricatura das potencialidades ofuscadas pela “necessidade”. Como tudo na vida passa, vou passando... recita Patrícia com amargura. O mundo gira diante do seu hálito quente e alcoólico. Vê tantos corpos cambaleantes a caídos babando inconscientes de propósito... tantas sombras passam por ela a ponto de Patrícia tentar enxergar a luz.


Mas se confunde às sombras da mesma forma da confusão feita entre paciência e ficar parada... Foi preciso anos de embriaguez social para me encontrar misturada às sombras das possibilidades. Minha vontade é... Respira fundo, se acalma e tenta não pensar em nada. Fecha os olhos. Gritar e é isso, pensa enquanto grita e sente alívio naquele caminho respirando fundo com ela caminhando ambos em direção do amanhecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

......E sente alivio naquele caminho....belo texto e imagem! Msmys