domingo, novembro 01, 2015

O universo Millennium (resenha)


Há sete anos corria para a livraria em busca de Os Homens que não amavam as mulheres e o sueco Stieg Larsson me pintava o bom e velho jornalismo com o jornalista Mikael Blomvist e a impressionante hacker Libesth Salander. A história começava devagar, mas logo ficava impossível parar de ler. No ano seguinte lia A Menina que brincava com fogo e por fim (achava eu) A Rainha do Castelo de Ar.

A Trilogia Millennium chegava ao fim, mas o universo de Larsson permanecia. Órfãos da saga tinham certeza do fim porque Stieg morrera em 2004, antes de ver sua obra chegar aos 80 milhões de livros vendidos, e sua companheira estava impedida de dar continuidade a série pela justiça. Ela tem os manuscritos originais da continuação... Por isso, receei antes de comprar O que não nos mata ou, a tradução brasileira, A Garota na Teia de Aranha.
Mas, comprei e mesmo não estando à altura do original, o novo autor da série, David Lagercrantz, conseguiu ainda que os manuscritos tenham sido ignorados. Até porque não teria como ele passar o sentimento e o ambiente de Larsson. Larsson presenciou aos 15 anos um estupro coletivo sem nunca se perdoar por nada ter feito pela jovem chamava (vejam só) Lisbeth.

Ciência, jornalismo, tecnologia, traição, espionagem, muito mistério e o aparecimento de Camilla “a gêmea má” Salander nos faz mergulhar de cabeça novamente na revista Millennium mais uma vez a beira do fim dependendo de uma grande reportagem de Mikael para se manter e sair do ganancioso grupo querendo a transformar em mais uma revista de fofocas.

Enquanto Lisbeth aparece (com outro nome) conectada ao gênio Frans Balder. É de prender o fôlego até o fim com assassinatos e a beleza fatal de Camilla herdeira do império criminoso de Zala. A violência contra a mulher segue denunciada presente na ex-esposa de Balder, Hanna que vive torturada pelo ex-ator Roger e você acha que Lisbeth vai deixar barato?

Ed the Ned caça Lisbeth simplesmente por ela ter invadido a maior inteligência do mundo, a NSA. Neste livro tudo vai depender do autista savant August Balder que presencia um assassinato e é um gênio em pintura e matemática. Com o surgimento de Camilla com certeza teremos mais de Lisbeth e Mikael e quem sabe um dia leremos os originais deixados por Larsson. Vá lá, dê uma chance para David e o quarto volume da consagrada série Millennium.
*
Pag. 560
Ed. Companhia das Letras

Ano 2015
*

Nenhum comentário: