sexta-feira, janeiro 27, 2017

Dia do Silêncio (miniconto)



por Rafael Belo

É dia de conflito, eu sinto... É possível tocar a tensão no ar. Quando cortaram minha língua em rede nacional, todo mundo teve razão para ter medo de falar! A quantidade de visualizações no youtube ainda bate recordes diários, mas nunca imaginei ter paródias daquela cerimônia de tantos anos atrás terminando na minha mudez... Uma imagem grotesca, arcaica, lenta, dolorosa... Porém, é tão surreal quanto os movimentos criados a partir dali. Os noticiários em todas as plataformas possíveis de acesso são apenas recados, “indiretas” de um pesadelo constante do mundo adolescente.

Um enorme quebra-cabeça codificado com imagens, números e trechos invisíveis de destopias literárias tudo explodindo em uma crescente hoje, dez anos depois neste contraditório Dia do Silêncio. Lendo por trás das máscaras, vendo os sinais por trás das palavras procuro evitar ser reconhecido por aí. Assim como a chegada na lua ainda há quem acredite ser falso aquele vídeo ao vivo... Sou a ironia de um mártir vivo para uns e o demônio encarnado para outros sem precisar fazer nada... Pelo menos não cortaram minhas mãos, não danificaram minha mente – bem, não tanto...

Posso pensar, escrever, mas está tudo tão ao contrário do contrário do contrário... Quero fazer as pazes com minha família, reencontrar meus amigos... Mas, nunca as coisas são como queremos, não é? Imaginei que dizer tudo sempre, principalmente o que me incomodava, o que vinha a mente era meu dever...  Já não enxergo mais como no passado. Via tanto e tão longe com toda a clareza possível, por isso olho para trás agora, há tanto tempo. Meu presente é turvo e amanhã só me vem em cegueira aos olhos.


É o Dia do Silêncio! Em alguns minutos nenhum som será permitido durante 24 horas. São quase oito horas. Já fizeram a fumaça artificial tapar o sol. O Presidente vai falar, vai prometer, vai chorar, vai reprisar minha língua sendo separada de mim... Sempre uma lembrança e um alerta, sempre! Então, tudo será cortado. Nada de energia, nada de água, nada de conexão, o mundo virtual vai se calar também... nem do lugar vamos sair. Ficará escuro, mas sem sombras só escuridão e silêncio... Será que chegaremos este ano a redução de 50%? A transmissão começou!

Nenhum comentário: