quarta-feira, janeiro 04, 2017

Eu, fantasma de mim (miniconto)




Por Rafael Belo

Ela simplesmente acordou ali. Havia um sol se pondo de um lado com árvores e uma estrada no meio. Logo aos seus pés o mar se atrevia a ser maré e subir aos poucos pelas pernas. Mesmo assim ela não se mexeu. Abela olhava para todos os lados enquanto o mar voltava a engoli-la e pensava no ano que estava... Também pensava sobre a própria efemeridade, o quanto a vida é um sopro e naqueles loucos quebradores de promessas anônimos. Mas esperar o quê?

O Ano Novo chegou? Se chegou foi para os outros. Nem sei onde estou e este tal de tempo não cura nada só nos ensina a lidar com as coisas certas e, principalmente, com as erradas. Eu ainda sou 2016. Não vou esquecer porque serei assombrada por mim mesma. Eu, fantasma de mim, nesta água salgada me fazendo me sentir viva, então só posso concluir que não estou morta, certo? Mas não tem uma reles criatura para me garantir! Já sou fantasma de mim...

Fantasmas pensam ou apenas agem como resíduos da memória de quem foram? Eu preciso pensar pausadamente para lembrar de tudo. Estive na festa na ilha e como não bebo, não bebi, certo? CERTO? Droga, mas então como eu vim parar aqui?! Onde é aqui?! Eu só fui naquela festa por um beijo e continuei sendo trouxa... Quantos ele beijou, afinal? Ah, Abela pensa em você e esqueça este que não vai nomear! Sim! Foi isso! Eu me afastei pouco antes da meia-noite e o cruzeiro... Fez um barulho ensurdecedor de quadro-negro sendo arranhada e então... Então... Eu cai!

Sou eu fantasma de mim realmente? Onde estão os destroços? Por que aquele som horrível só podia ser uma pedra abrindo o casco do navio, certo? Droga, droga, droga, drogadrogadrogadroga.... Meu Deus! Este mar está me puxando! É o refluxo! Aho aho aho... Estou me afogando. Fantasmas morrem? Ei! Como posso estar aqui em cima e na popa deste cruzeiro? Onde estão a praia e o sol se pondo? Quando ficou tão tarde? Será este fio o Tempo?

Abela estava sorrindo longe de todos na popa do navio pensava no ano que viria. Era 2014. Ela era feliz e não sabia. Era?

Nenhum comentário: