segunda-feira, maio 29, 2017

Esquecendo todos os padrões



por Rafael Belo

A gente liga a tevê, presta atenção em uma conversa, anda pelas ruas, liga o rádio, vai a algumas festas, vai estudar, vai trabalhar e o assunto sempre é o mesmo: corrupção. Pouco tempo desconectado ou sem assistir televisão e já é o suficiente para um dramático acontecimento novo e desdobramentos. Infelizmente mais do mesmo, porém é uma exposição mundial e... Não é o nosso assunto aqui porque não se trata de lado A e lado B, da Polícia Federal, dos políticos e nem da corrupção nossa de cada dia. Quero saber uma coisa e somente isso agora: há tantos atos ruins acontecendo no mundo, ao nosso redor e em nós, certo? Por que vamos colaborar?

Ah, colaboramos sim drasticamente. Não adianta negar. Negar e negar e negar é bíblico, histórico, beira ao desespero do medo de estar envolvido... E como não estar? Cada ato nosso interfere no mundo em tudo relacionado a quem tem rodeia nós mesmos, ao aceitado por nós diante de cada acontecimento e somos um imã imenso atraindo e atraindo e atraindo... É um ciclo exato onde a falta de agradecimentos e sorrisos pesa ainda mais. A vida pode estar uma merda ruim para você e, claro, xingar, desabafar, tirar toda a tensão e estresse em um saco de pancadas ou seja lá o seu alívio, ajuda, mas permanecer irritado, com aquela nuvem de tempestade formada sobre a cabeça, desejando a morte o mal para o outro só piora ainda mais as coisas, não é?

Damos importância demais a uma fechada no trânsito, a um esbarrão, a provocação alheia e acumulando tanto lixo só temos o mesmo a oferecer, é isso? Não. A maioria das coisas pode ser reciclada. Somos melhores e se permitir entrar em um jogo desses, só possível de resolver com o outro, não termina bem. É preciso de mais de uma pessoa para a competição começar, mas mesmo assim escolhemos competir com nós mesmos, com um eu fadado ao passado. Estamos vivos, correto? Não é mais uma oportunidade para melhorar, se desligar das coisas ruins, se afastar daquilo a te fazer mal para tentar de uma forma diferente conquistar um novo agora?


Isso não é pirâmide, não é marketing multinível, não é ficar milionário, não é autoajuda nem sorrir o tempo todo e tentar animar sempre e todo mundo é apenas focar em si mesmo e pensar na possibilidade de fazer melhor. Ficar lamentando, acusando, enchendo de pedras no caminho, forrando de obstáculos cada nova tentativa, enrolando, sabotando e blábláblá é uma preguiça de assumir a si mesmo e dá aquele tédio diante do cotidiano a ponto de parecer não valer à pena. Vamos lá! Pensando de novo e vendo de outras formas faremos um bem maior, principalmente a nós mesmos. Hora de olhar de novo para o espelho esquecendo todos os padrões.