segunda-feira, agosto 14, 2017

Mudar por Amor



por Rafael Belo


Quantas vezes você já ouviu dizer mude por amor? Você já o fez? Eu acredito na mudança das pessoas e não venha me dizer: o amor dói, o amor causa dor... Desacredito. Digo não ser amor. Você vai me ouvir dizendo e, com certeza, ler que o Amor só transforma se for verbo conjugado como algo além do sentimento. Maiúsculo assim mesmo. Assim como o respeito próprio e respeitar o próximo porque o Amor é o caminho capaz de mudar o mundo. Quando se faz pelo Amor, não por uma pessoa... Por uma pessoa, acaba caindo no ideal e o ideal é não idealizar porque o Amor liberta e não toma posse de nada.

Aí sim pode se fazer olhos sonhadores e dizer, registrar: O Amor transforma. Ele está em nós. É o nosso divino elevando o humano. Sem o humano as sensações da pele, da boca de cada toque não têm a visão da perfeição no imperfeito. Somos sujeitos só conjugados no tempo verbal correto do universo quando descobrimos termos tudo dentro de nós, por isso, a dor é necessária, mas nada tem a ver com Amor. Tem a ver com a necessidade de crescimento e precisamos conhecer todas as nossas facetas do contrário é o mesmo que fazer sempre a mesma coisa esperando um resultado diferente.

Culpar o outro ou se culpar... Culpas não ajudam ninguém e – olha que surpresa – não fazem parte do Amor. Não há motivo para Amar. A motivação é não ter razão. Amor é um Estado de graça. Tudo passa e o filtro do olhar só colhe coisas boas, mas não é tolo nem idiota, é sábio. É incondicional sim. Não me venha com regras, termos e desejos de orientação de como deve ser... Se houvesse uma regra seria: a motivação da mudança vem do Amor próprio. Utilizar de qualquer outro subterfúgio, outra motivação, expõe até uma insegurança perturbadora criando padrões querendo evitar o sofrimento nos deixando frágeis demais.


Sofrer por amor é uma grande mentira. Desculpe-me se acredita ser este o motivo de tanta sofrência musical por aí e seu, claro. Mas, eu entendo que existe dor e, como consequência da insistência nela, o sofrimento porque damos o poder ao outro de nos possuir. Possessão é o avesso do Amor. O Amor é puro exorcismo... Por isso, digo, escrevo, de novo: se não soma e liberta não é Amor. O Amor nos fortalece, nos torna melhor e mantém nossa individualidade. Não há qualquer tipo de anulação ou cobrança. É uma esperança constante e um caminhar inabalável tirando todo o medo da alma e do coração nos tornando cada vez mais nós mesmos.

4 comentários:

Unknown disse...

Maravilhoso.

olharesdoavesso disse...

obrigadooo Ju! <3

Unknown disse...

Top meu irmão ! só verdades!

olharesdoavesso disse...

que bom que gostou ANderson! valeu!