quarta-feira, novembro 15, 2017

Não vou reclamar (miniconto)







por Rafael Belo

Eu não queria fazer a diferença. Não queria fazer nada. Passei este dia da Indepên... Proclamação da República sem proclamar nada, sem dizer sequer uma palavra. Estou de luto, estou... Não eu não sei ser rebelde. O que é a rebeldia, afinal? Proclame aí tua rebeldia. Mostre-me o que é isso? Eu não quero me envolver. Estou bem, então está tudo bem... Nem vou votar mais neste bando de bandido... É tudo igual, né?! ... Se bem que...! Espera neste sistema republicano eu não votar só diminui o número, mas não muda quem está lá, muda?. Tenho pelo menos que mostrar que não sou acomodada, achando que nada vai mudar...

Mas, não. Eu não sou rebelde. Estou empregada. Trabalhando que nem uma vaca leiteira, mas tenho meu dinheiro. Estou sempre cansada e sem tempo, mas estou bem no trabalho... Posso pagar meu roles... Posso fazer o que quiser, mas sei lá... Tenho preguiça... Não! Tenho sono! Tem alguma coisa errada nisso tudo, não tem? Fora os bicos que faço, não as caretas para este monte de babaca mexendo comigo... Aff! Enfim, complemento minha renda aí com uns trabalhos extras. Lá vem você achando que sou garota de programa, me poupe. Sou técnica em informática e designer de aplicativos, mas isso só interessa a mim...

O fato é que hoje eu queria ser mais rebelde, mas estou tão cansada de empilhar jornadas nas costas e ainda ser mal-tratada, sabe? Ninguém merece. Tenho vontade todos os dias de juntar tudo e dizer vários nãos... Aí penso o quanto preciso do trabalho, nas minhas dívidas, que preciso comer... etc e etc... Aí engulo vário porcos-espinhos, ouriços porque sapo é fácil engolir, né... Respiro fundo e traduzo oralmente em gentilezas cada xingamento pesado vociferando na minha mente. É uma exploração sem tamanho e o reconhecimento? E a meritocracia? Existem tantas modalidades de trabalho escravo hoje e nós simplesmente endossamos, ignoramos, damos às costas e seguimos com nossas vidinhas medíocres... Ah, faça me o favor!!


Não queria ser mais uma hipócrita! Pelo Amor de Deus! Só molha o rolê isso! Só boda geral! Cordiais e alegres é só uma reação a tanta desigualdade, a gente não quer só uma oportunidade de mostrar a que viemos? Quem somos? Meu, pô, me ajuda aí a ser rebelde. Mostra-me a tua rebeldia... Quem sabe eu me identifico e tomo coragem de ser retaliada, passar por maus bocados sabendo que na luz do fim do túnel vai valer à pena, o pássaro todo, esta revoada sonhada dentro desta padronização toda... Queria poder dizer que sou louca, mas não posso...! Dizer só prova o quão normal eu sou, criticando a rebeldia alheia de quem enfrenta de alma lavada esta corja toda suja de neutralidade, de branquidão e esquecimento! Não vou admitir ter inveja da rebeldia perdida! E não conte isso para ninguém! Deixa-me voltar para o meu lere lere... Não vou reclamar que é difícil ser mulher, não vou!

Nenhum comentário: