segunda-feira, abril 09, 2018

Respire fundo




por Rafael Belo

Já pensou em fechar os olhos e pensar em nada? Depois de pouco tempo disse ser impossível. Em algum momento da nossa vida dissemos isso, ou diremos, sobre meditar. A própria palavra significa preparar, amadurecer, estudar o pensamento… Especificamente é ponderar, se vier do latim meditatum. Porém, focamos naquela que se origina do latim meditare (voltar-se para o centro). Qual a possibilidade de nos voltarmos para o autoconhecimento? Passamos tanto tempo alegando conhecer o outro e nem sequer sabemos respirar da melhor forma.

Há várias maneiras de se escutar. Focar no som dos passos, no som da respiração, no som do coração… Mas, como ouvir o coração com tanta sobrecarga física e sentimental que o forçamos a trabalhar diariamente? Emocionalmente estamos falidos e esta outra palavra que rima também… Somos escravos paradoxais do trabalho escravo ao qual nos matamos e da popularidade fabricada das redes digitais. Precisamos admitir estes vícios de querer se sentir querido por toda parte e a jornada ingrata da labuta. É o primeiro passo.

Liberar a mente de conflitos desnecessários e inúteis segue no caminho. Mas, experimente fechar os olhos agora e se apegar a uma palavra, um som ou uma imagem. Quanto tempo você esteve neste teu momento? Estamos pesados e desesperadamente necessitados de momentos de paz e silêncio, ao invés, de nos enganar perdidos no meio de som alto e conversas ao gritos para relaxar. Vivemos em um caos constante lidando com uma urgência que não deveria existir. Então, no fim não ouvimos nada à sério. Tudo fica em recortes como uma colagem infantil de rascunhos. É um emaranhado de ruídos táteis com odores confusos e fortes.

Assim, meditar é uma necessidade. Busque sua paz, acalme seu coração… Desculpe-se, perdoe-se e faça o mesmo pelo outro. Respire fundo uma, duas, três, dez, quantas vezes forem necessárias. Pare de se violentar. O mundo já consegue fazer muita violência com a gente, mas não sozinho… De-sa-ce-le-re. Não há um jeito só para fazer nada e com a meditação esta liberdade variada também é válida. Procure a sua maneira para chegar ao seu centro. Não é uma jornada curta e sempre podemos recomeçar.

Nenhum comentário: